O ato de ser agradável.

Eu gosto de sorrir para as pessoas nas mais diversas situações. Na rua, no ônibus, na faculdade, no trabalho, no shopping. E é claro que algumas vezes eu fico parecendo uma idiota, principalmente quando a pessoa ignora meu sorriso e somente me encara, ou nem isso.

Mas isso me faz bem porque na maioria das vezes eu recebo um sorriso em troca e aquilo faz um lugar estranho se tornar um lugar familiar para mim. A questão aliás, não é só sorrir é ser agradável no geral.

Meus amigos costumam me chamar de “garota amizade” porque quando eu vejo pessoas sozinhas eu gosto de enturmá-las, porque eu sorrio até para a pessoa mais desagradável e porque eu gosto de conhecer gente nova e para conhecer gente legal é preciso primeiro dar abertura.

Não vou falar que sou um primor de pessoa todas as vezes. Tem dia que eu estou sem paciência mesmo e não adianta vir falar comigo esperando que eu seja sua melhor amiga, que eu vou ser educada, mas não vou passar disso.

Mas na maioria das vezes eu gosto disso. De ouvir o que as pessoas tem a dizer, de evitar criticar tudo que a pessoa fale porque existe alguma coisa certa nela e não sou eu que vou tirar isso com um comentário irônico.

Eu tenho aversão a indiretas. Porque elas ferem a pessoa que você quer atingir e mais várias que não deveriam ser feridas também.

Com essa história de rede social as pessoas se veem no direito de comentar o que quiserem sobre a vida de pessoas que as vezes nem mantém tanto contato.

Você não precisa sorrir o tempo todo, conversar, ajudar para ser agradável.

Ser agradável também tem a ver com “saber onde é o seu lugar”. Saber controlar a língua e os dedos e mais do que isso não querer incomodar, ferir, alfinetar.

Ser agradável é engolir sapinhos pequenos, abrir mão de certas opiniões radicais e renunciar a superioridade.

Porque no final pouco importa quem estava certo ou quem é superior.

Importa que você atraiu para sua vida o tipo de gente que sorri para desconhecidos, na rua, no ônibus, na faculdade, no shopping…

Deixe um comentário

