Retrospectiva

No primeiro dia de 2012 eu acordei, escovei meus dentes, comi alguma coisa qualquer daquela deliciosa mesa de café que a vovó preparou e fui até o hospital do câncer de São Paulo buscar o meu milagre, minha mãe. 

Então eu aprendi a cuidar de alguém como se deve fazer. Programei todos os horários de remédio no meu celular e acordava as duas, as quatro e as seis, levando um comprimido, um como d’água e um pedacinho de banana.

Eu aprendi também a ser mais ou menos fisioterapeuta e caminhar como passos lentos ao lado dela esperando até que ela pudesse se recuperar e sair correndo na frente. Aprendi a jogar canastra para ela se distrair e ter paciência comigo, com todos, com a vida.

Eu consegui o primeiro emprego importante da minha vida onde eu me propunha a fazer coisas que eu não aprendia na faculdade e coisa que eu SEI que não vou poder fazer quando me formar. Eu aprendi mais coisas do que aprendi em todos os outros empregos que tive e engoli a maior quantidade de sapos que consegui.

Conheci o prazer de ter meu próprio dinheiro para fazer tudo que um adulto responsável faz e tirei minha cnh. Gastei um pouco mais do que deveria na Zara, fui ao cinema sozinha todas as segundas-feiras do primeiro semestre e realizei um sonho.

Paguei sozinha um mês de curso de férias na escola Wolf Maya e tive certeza de que era aquilo que queria fazer. Então voltei, acordei do sonho e resolvi me moldar ao que estava ao meu alcance. Arrumei uma escola de teatro na cidade vizinha e resolvi encarar sete ônibus por dia para continuar atrás do meu sonho. Enquanto isso comecei a dar aula e me apaixonei pela minha meia dúzia de alunos, embora ser professora na verdade nunca foi o que eu quis fazer.

A escola de teatro faliu e antes que eu pudesse me deprimir eu caí na rede de um quase relacionamento promissor e fugaz. Isso adormeceu meu sonhos e me abriu uma janela de possibilidades. Eu cheguei por um minuto achar que pudesse fazer da minha cidade um lugar gostoso pra um amor.

Não funcionou e tão rápido quanto veio, foi… Então meus sonhos quebraram a gaveta onde eu os tinha escondido e gritaram comigo. Bateram na minha cara e escreveram com giz de cera nas paredes do meu quarto: VAI.

Chegou o natal e eu pude perceber o quanto é INCRÍVEL ter a família unida e ter minha mãe ao nosso lado nos fazendo sorrir o tempo todo. E o calendário do celular me aproxima do ano novo. Dessa vez sem tragédias. Sem desespero. Só com algum medo na sacola e a certeza de que se o mundo não acabou em 2012, eu preciso fazer ele de fato existir em 2013.

Apertem os cintos, tem alguém aqui saindo da zona de conforto.

Deixe um comentário

