Sobre aceitar rejeições.

Se você espera um texto que te ajude a superar rejeições pode esquecer. Não sou boa com isso. Nunca fui boa com nada que me afastasse das pessoas e coisas que eu gosto. Foi muito difícil eu perceber que não é porque você gosta das pessoas e as trata com consideração, que elas vão gostar de você.

Já vivi isso diversas vezes, no que diz respeito a relacionamentos amorosos ou quase relacionamentos.Começa cedo, quando na escola você é apaixonada pelo menino popular e ele te acha uma estranha, ou nem sabe quem você é. Pra esse tipo de rejeição eu criei uma defesa chamada orgulho e depois de algumas decisões erradas eu me proibi de não aceitar esse tipo de rejeição. Qualquer coisa que não envolva “nunca mais dar moral para o cara” pra mim soa como humilhação.

Mas eu ainda não aprendi a passar por rejeições dos outros tipos de relação, que não as afetivas. Por exemplo, rejeição de amizades.

Pra mim a regra era clara: se eu te considero meu amigo e sou legal com você, você é meu amigo também.

Sempre funcionou bem. Tenho amigos de longa data, que estão sempre comigo. Até os que moram incrivelmente longe. E então vieram devagar as primeiras decepções.

Pessoas que não se importaram em fazer esforço nenhum para continuarem minhas amigas depois de algum desentendimento. E eu fiquei lá, indo atrás, tentando conversar, mandando e-mails e me comunicando por diversos lugares. Até perceber que ninguém é obrigado a gostar de mim.

Que aquela frase chata e mela cueca que diz “não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam” é verdade mesmo. E quem fala muito dos outros para você, também fala de você para os outros. Aos poucos eu fui descobrindo que nem todos os que eu considerava “amigos para sempre” de fato eram amigos.

Sou muito boa em me recuperar de amores não correspondidos, mas sobre amizades perdidas, eu ainda não sei nada

Deixe um comentário

